O Despertar dos Cogumelos Selvagens no Hotel Parador em Cambará do Sul

O Despertar dos Cogumelos Selvagens no Hotel Parador em Cambará do Sul

Conhecer suas nuances, participar de sua caça e degustar seus sublimes sabores é fruto de um final de semana rico em experiências gastronômicas. Tudo isso no conforto do Hotel Parador.

O Despertar dos Cogumelos Selvagens

A experiência acontece neste final de semana de 29 a 31 de maio, no Hotel Parador (Parador Casa da Montanha), um verdadeiro paraíso no Campos de Cima da Serra.

Após as chuvas de outono, depois de um misterioso descanso subterrâneo brotam os Cogumelos Selvagens dos Campos de Cima da Serra. Altemir Pessali, chef de cozinha e especialista em cogumelos, conduz uma jornada que revela o mundo destas iguarias.

Conhecer suas nuances, participar de sua caça e degustar seus sublimes sabores é fruto de um final de semana rico em convivência e experiências gastronômicas. Pensando nisso, o Hotel Parador preparou o workshop O Despertar dos Cogumelos Selvagens em Cambará do Sul, com a presença do chef e especialista em cogumelos, o gaúcho Altemir Pessali.

Durante o final de semana, o chef irá ministrar cursos intensivos sobre exploração e busca dos cogumelos, identificação, como retirar, modo de preparo e as principais harmonizações, além de contribuir em jantares e almoços temáticos.

Autodidata, Altemir Pessali aprendeu sobre a caça e preparação de cogumelos em livros e revistas especializadas, além de contribuições de outros chefs especializados no assunto. “É uma iguaria que pode ser combinada em diversos pratos. Um acompanhamento fantástico compatível com carnes, risotos, massas, entre outros”, afirma Altermir Pessali.

Habitualmente o chef costuma buscar no Campos de Cima da Serra os cogumelos para as receitas, entre eles o Boletus edulis, conhecido como Cepe de Bordéus, e o lactarius deliciosus que tem uma cor alaranjada. Ambos serão apreciados no evento.

O projeto gastronômico visa apresentar cada detalhe, cada gosto desses refinados ingredientes reconhecidos nas principais cozinhas mundiais. Além disso, explorar uma das mais belas regiões do sul do país, os Campos de Cima da Serra. Tudo isso aliado a hospedagem exclusiva e diferenciada do Hotel  Parador (Parador Casa da Montanha)

PROGRAMAÇÃO

21h – Jantar de Boas Vindas – Valorizando a cozinha do Rio Grande do Sul, utilizando ingredientes frescos de produtores regionais, elemento central será o mundo dos fungos com nosso convidado especial Altemir Pessali.

Sábado – Os Cogumelos

9h – Após o café da manhã, o grupo parte para um workshop com exploração guiada pelos campos da região em busca de cogumelos selvagens frescos com os especialistas Altemir Pessali e Jeferson Timm.

12h30  Almoço na Mata – Em meio a mata de pinus, habitat dos cogumelos, no meio a imersão da caçada, um almoço a moda caçador super especial e rústico para contemplar esse ambiente mágico. (Sujeito a alteração conforme condições climáticas)

14h – Após o almoço uma breve passada por mata nativa para encontrar outros cogumelos silvestres.

15h30 – Identificação e usos dos diferentes cogumelos: Entendo a biodiversidade destas matas vamos identificar os tipos, usos, famílias e entender um pouco mais sobre o mundo dos fungos com o biólogo Jeferson Timm.

19h – Música ao vivo.

20h – Brasa e Fogo – Alma RS -O churrasco do Alma RS ganha roupagem especial para uma noite de fogos com cortes especiais e acompanhamentos preparados pelos chefs.
Domingo – Relaxe e Desfrute

Dia livre para aproveitar e explorar a região dos cânions em Cambará do Sul, ou relaxar com os tratamentos em nosso Spa by L’occitane.

Tudo isso aliado ao aconchego e sofisticação que o Parador Casa da Montanha oferece.

Acesse https://www.paradorcasadamontanha.com.br/o-despertar-dos-cogumelos-selvagens para fazer sua reserva e garantir participação.

Deixe um comentário