Locomotiva da Estação Campos de Canella ganha efeitos especiais

Locomotiva da Estação Campos de Canella ganha efeitos especiais

Cartão postal de Canela, modelo fabricado em 1910 na Bélgica agora tem efeitos sonoros e visuais para lembrar a época em que funcionava.

Há pouco mais de um ano a locomotiva La Meuse, cartão postal junto à Estação Campos de Canella, voltou a fazer parte da cidade. Revitalizada junto com a estação férrea de Canela, inaugurada em janeiro de 2019, a locomotiva agora ganha novidades que ajudam a resgatar as lembranças de uma cidade que teve sua história forjada nos trilhos.

Chamando a atenção dos turistas e dos moradores da cidade, a La Meuse agora imita os mesmos sons do tilintar das engrenagens nos trilhos, o assovio da chaminé e o barulho do freio ao chegar ao destino como fazia no passado em suas viagens ao porto do Rio Grande, na Estrada de Ferro Carlos Barbosa – Alfredo Chaves e na Viação Férrea do Rio Grande do Sul. A fumaça que saía da chaminé ao consumir a lenha para movimentar o trem também está de volta, dessa vez artificialmente, para lembrar os tempos de embarque e desembarque na estação.

https://www.youtube.com/watch?v=qlQR5lCKJug

A ideia e a responsabilidade de trazer mais vida à locomotiva ficaram por conta dos sempre inventivos irmãos Sandro e Denis Schaulet, sócios e idealizadores da Big Land, parque temático que integra as atrações da Estação Campos de Canella. “O objetivo é dar vida ao trem e termos uma novidade na Estação Campos de Canella para quando voltarmos com força total”, explica Sandro.

Antes de ganhar novos recursos, a La Meuse passou por um processo meticuloso de restauração em 2018, em Taquara, sob os olhares responsáveis do Mundo a Vapor depois de ficar abandonada por mais de 40 anos.

De fabricação belga que data de 1910, o retorno da locomotiva à estação férrea marcou o começo de uma nova etapa na história de Canela e a concretização do projeto da Estação Campos de Canella que mudou a cara da cidade.

Atualmente o complexo conta com seis lojas, 12 opções de gastronomia e três opções de entretenimento. No início deste ano também aconteceu a inauguração da Rua Coberta de Canela, nova parte da Estação que tornou possível a ampliação do espaço e da quantidade de empreendimentos que hoje integram o lugar que é cheio de história.

Deixe um comentário