O Curioso Mundo dos Queijos no Parador Casa da Montanha!

O Curioso Mundo dos Queijos no Parador Casa da Montanha!

 O Parador Casa da Montanha reunirá especialistas e produtores em “O Curioso Mundo dos Queijos”, um evento inédito para apresentar os segredos e as  diferenças desta milenar iguaria gastronômica! Serão duas edições do evento, a primeira nos dias 29 de junho a 1 de julho e a segunda nos dias 17 a 19 de agosto (sempre de sexta a domingo)

 

O Curioso Mundo dos Queijos

Eles podem ser deliciosos, suculentos, aromáticos e de dar água na boca. Um artigo nobre, cheio de mistérios, nuances e odores. Sabendo da relevância dos queijos, especialistas e produtores estarão reunidos no Parador Casa da Montanha para um evento inédito. Juntos, irão apresentar o processo de fabricação, os segredos, as diferenças e intensidade de cada iguaria. O Curioso Mundo dos Queijosentre os dias 29 de junho e 01 de julho, contará com a participação especial de três especialistas em diferentes tipos e técnicas que irão ensinar como elaborar desde o queijo serrano, produzido em pequena escala, partindo para uma micro-indústria comandada por uma chef francesa radicada no Brasil, que elabora seus produtos a partir de ingredientes brasileiros e orgânicos, indo até um grande empreendimento de queijos finos italianos – grana padano e pecorino – sempre prezando pela qualidade e o acabamento do produto final.

A proposta é apresentar qual a importância do queijo, sua produção e história em três pontos de vista: local, artesanal e industrial. Presenças confirmadas da mestre queijeira francesa Elisabeth Schober, do empresário Acari Luiz Menestrina, diretor da Gran Mestri Queijos, e do técnico agrônomo Orlando Julio Kramer, responsável pelo processo de capacitação dos produtores de queijos no RS. Em uma programação especial, o Parador Casa da Montanha irá oferecer um fim de semana de imersão sobre o melhor dos queijos da Serra Gaúcha, as técnicas francesas em contato com os sabores brasileiros e o poder das especialidades italianas!

O projeto gastronômico visa proporcionar um contato íntimo com os detalhes e gostos desses refinados ingredientes, presença garantida nas principais cozinhas mundiais e, é claro, agradar aos mais variados paladares. Além disso, explorar uma das mais belas regiões do sul do país. Tudo isso aliado a hospedagem exclusiva e diferenciada do Parador Casa da Montanha. As reservas já podem ser feitas, e mais informações estão disponíveis pelo fone (54) 3295.7575 ou e-mail reservas@casadamontanha.com.br.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

SEXTA

20h – Boas-Vindas
Linguiças campeiras recheadas com queijos, preparadas no fogo.

​21h – Jantar de Boas Vindas

Surpresas dos nossos chefs com destaque para o tradicional foundue suíço preparado com seleção de queijos especiais.

SÁBADO

10h30 – Após o café-da-manhã a francesa Elisabeth Schober (Queijo com Sotaque), conduz um delicioso bate papo sobre a produções de queijos com receitas francesas no Brasil: as diferenças, os ingredientes, as técnicas, normas e curiosidades que distinguem os queijos franceses e brasileiros. Apresentação e degustação de sua própria produção.

12h30 – O assador Marcelo Sartori prepara o tradicional churrasco campeiro do “Alma RS” harmonizado com queijos e outras iguarias. Tudo preparado nos nossos fogos de chão.

17h – Workshop “Do Campo a Indústria” – Os especialistas Orlando Junior Kramer (Emater RS) e Acari Luiz Menestrina (Gran Mestri Alimentos), explicam os processos de produção desde a fazenda até a indústria. O queijo Serrano, património cultural do RS e os finos queijos italianos produzidos no Brasil pela Gran Mestri. Degustação e muito aprendizado.

 

21h – As chefs Arika Messa e Ana Heidel guiam os convidados em uma inesquecível experiência ga

stronômica e preparam um jantar com sequência de pratos explorando a diversidade dos queijos.

DOMINGO

Dia  livre para curtir a fazenda e a região. *Passeio a cavalo, visita aos canyons e atividades na região são algumas opções oferecidas pelo hotel.

​*passeios não estão inclusos no pacote.

SERÃO DOIS FINAIS DE SEMANA INCRÍVEIS!

SELECIONE A MELHOR DATA PARA VOCÊ!

Reservas Limitadas

29 de junho a 1 de julho

17 a 19 de agosto

SAIBA MAIS SOBRE OS CHEF’S DESTE EVENTO

ELISABETH SCHOBER

Técnica agrícola com 35 anos de experiência em queijos artesanais. Em meados de 2011, vendeu sua pousada na França, veio para o Brasil e começou a construção da “Queijo com Sotaque” no município e Paulo Loes em SC.

Hoje a empresa comercializa mais de 15 tipos de queijos brasileiros, com ingredientes locais, mas com receitas francesas

ACARI LUIZ MENESTRINA

Brasileiro e descendente de italianos, empreendedor, com 37 anos de experiência na área de laticínios, buscou o conhecimento e a expertise dos mestres italianos para produzir o queijo tipo grana no Brasil.

A soma de experiência e muito planejamento resultou num moderno complexo industrial de produção de queijos finos no interior de Santa Catarina, a Gran Mestri Alimentos.

ARIKA MESSA

Formada em gastronomia pela Unisinos, Arika possui experiência em diferentes restaurantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. Entre as casas que marcaram sua carreira estão Bah Restaurante, Press Café da Hilário Ribeito, Museu Iberê Camargo e atualmete é a chef executiva dos Hotéis Casa da Montanha. 

ANA HEIDEL

Técnica em alimentos, gastrônoma, cozinheira profissional desde 2007, Ana Heidel é a chef residente do Parador Casa da Montanha. Foi chef executiva do Palácio Piratini por 2 anos e participou do projeto de pesquisa da Gastronomia Regional do Governo do Estado do RS

Parador Casa da Montanha

Charme, gastronomia e hospedagem na mais bela paisagem da Serra Gaúcha. Isso é o que promete o Parador Casa da Montanha, em Cambará do Sul, inaugurado em 2002 pelo Hotel Casa da Montanha de Gramado. Localizado numa fazenda próxima do Parque Nacional dos Aparados da Serra e do Canyon Itaimbezinho, está numa das regiões mais lindas do Brasil, nos Campos de Cima da Serra. Com o conceito Ecovillage, é aconchegante, com estilo rústico e um toque de sofisticação. O Parador oferece 19 cabanas térmicas de luxo, inspiradas nos mais conceituados lodges africanos. Totalmente equipadas, foram especialmente desenvolvidas para suportar o frio desta região. A ideia é de um acampamento, porém sem abrir mão do conforto. Oferece ainda diversos tipos de passeios e aventuras inesquecíveis pela região. O Parador Casa da Montanha integra a lista dos hotéis “Roteiros de Charme”.

SERVIÇO: “O Curioso Mundo dos Queijos”
De 29 de junho a 01 de julho de 2018
Parador Casa da Montanha
Estrada do Faxinal, s/n° – Morro Agudo – Cambará do Sul/RS
(54) 3504.5302 – (54) 3295-7575

Deixe um comentário