Diversão, história  e Cultura pra adultos e crianças – O Parque Temático Mundo a Vapor

Diversão, história e Cultura pra adultos e crianças – O Parque Temático Mundo a Vapor

Há muito anos que venho acompanhando a evolução do Parque Mundo a Vapor, e mais que isto, levando filhos, sobrinhos e afiliados pra lá.

Este é um parque cheio de aprendizado, história e cultura, e  destaca-se por  chamar a atenção das crianças e adultos ao mesmo tempo que cumpre objetivos pedagógicos.

Mundo a Vapor

Composto de mais de vinte atrações, o parque conta com monitores ao longo do percurso e explicações didáticas e bem-humoradas sobre o funcionamento das réplicas, todas em movimento, construídas em proporções exatas e mantidas em funcionamento.

  

 

 

É um lugar perfeito para crianças curiosas que gostam de aprender sobre as coisas e ver como funcionam.

Uma ótima pedida para um tempo de qualidade no dia das crianças. Conta ainda com brincadeiras e atrações divertidas, como o passeio de trenzinho no exterior do parque.

Sempre que eu levo alguma criança pra lá, este é o gatilho. Querem andar de trem?  E todas querem. O aprendizado sobre ecologia,  as diversas formas de geração de energia desde o início da história até os dias recentes é um aprendizado que encanta a todos, inclusive adultos.

História

O Mundo a Vapor é fruto da paixão da Família Urbani pelas máquinas à vapor. Na década de 20 o patriarca Ernesto Urbani recém-chegado a cidade de Canela abriu uma oficina mecânica para conserto de máquinas vapor, largamente usada na época em serrarias da região e locomotivas usadas na linha férrea existente no período.

Seus filhos Omar, Benito e Hermes, cresceram dentro da oficina e apaixonados por máquinas a vapor, passaram a criar artesanalmente as réplicas, imitando o processo industrial completo.

Anos mais tarde em 1981 a paixão dos irmãos transformou-se no parque temático que desde então homenageia o trem e tudo o que ele representou para a Serra Gaúcha.

A fachada do parque tem sua inspiração no famoso acidente de Montparnasse em Paris no ano de 1895, quando uma locomotiva desgovernada e em alta velocidade atravessou uma parede e ficou pendurada a 12 metros de altura.

  

E a cada vez que passamos em frente,  minha pequena Jojo pergunta se esta história é verdadeira, o que torna o local ainda mais impressionante para ela.

Então ao visitar a Serra Gaúcha, principalmente se com crianças, reserve um espaço em sua agenda para conhecer e o Mundo a Vapor. Além de alguns momentos de muita diversão garanto que você sairá de lá encantado com tanto aprendizado.

Endereço: Av D Luiz Guanella, 1247 – RS 235 – Rodovia Gramado x Canela

Telefone: recepcao@mundoavapor.com.br

Telefone: 54 3282 1125

Deixe um comentário