Vem aí 9º Festival de Gastronomia de Gramado

Vem aí 9º Festival de Gastronomia de Gramado

A arte de harmonizar vinhos e a gastronomia revelada na união de duas culturas: Brasil e Argentina. Esta e a essência do 9º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado.
Desta vez, a capital do turismo gaúcho se prepara para uma programação enraizada na gastronomia. O evento acontecerá entre os dias 05 e 15 de outubro, das 10h às 22 horas, em três pontos centrais da cidade: na Rua Coberta, Praça Major Nicoletti e Rua Pedro Benetti.

8 Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado. Foto Cleiton Thiele/SerraPress

O circuito gastronômico será composto por 18 restaurantes, quatro adegas brasileiras e oito bodegas Argentinas para degustação de vinhos de Mendoza – capital argentina do vinho.
Somam-se às comidas, mais de 20 pontos de venda de bebidas, que vão das cervejas artesanais da região das Hortênsias até as mais tradicionais vinícolas brasileiras e argentinas. As vinícolas vão oferecer doses em taças, copos e garrafas para atender a todos os gostos e bolsos.
Diariamente, chefs, sommeliers, enólogos e demais experts em temas ligados à gastronomia apresentarão e ensinarão técnicas e receitas, degustarão vinhos, cervejas, whiskies, drinks, azeites e charutos para profissionais e entusiastas – atividades em sua maioria gratuitas.

8 Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado. Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Estão previstas ainda oficinas com enólogos mendocinos em parceria com a Wines of Argentina (WOFA) e um Tour Gastronômico – que acontece 30 dias antes da abertura oficial do festival. Será uma visita orientada para apresentação dos pratos inspirados em tradicionais ingredientes dos nossos hermanos e uma forma de aquecer a largada do Festival.
O 9º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado vem sendo estruturado desde novembro do ano passado e conta com a colaboração e curadoria de chefs e restauranteiros de Mendoza e Gramado. A realizadora do evento – a Gramadotur – enviou uma equipe técnica para imersão em Mendoza. Foram escolhidos quatro destacados cozinheiros mendocinos – que atuam chefiando as cozinhas em algumas das mais renomadas e seletas bodegas do destino para integrar o festival. Nomes como Matías Michelini, Juan Pablo Michelini, Sebastian Zuccardi e Alejandro Vigil participarão de degustações guiadas e de workshops com profissionais do segmento vitivinícola brasileiro.

8 Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado_Festim no Belle du Valais com o Chef Alex Floyd. Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Festins harmonizam vinhos às receitas brasileiras e argentinas
O ponto alto ficará por conta dos Festins – jantares harmonizados com vinhos – reservados para os dias 05, 06, 12, 13 e 14 de outubro. Os jantares têm vagas limitadas e vão demonstrar a integração das técnicas e ingredientes das duas culturas tema do evento. Os pratos unificam os sabores de Brasil e Argentina ou reeditam receitas tradicionais dos dois países, com elaboração dos chefs Sebastian Weingandt (Bodega Renacer), Patricia Roggerone (Bodega Norton), Matías Aldasoro (Bodega Zuccardi) e Santiago Maestre (Casa El Enemigo).

Cozinha experimental e muita música
Não será apenas de degustação a programação do 9º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado. Uma experiência prática na cozinha estará disponível durante todos os dias do festival. O projeto Cozinha Experimental, realizado em parceria com o SENAC, vai oferecer oficinas gastronômicas com a participação de chefs argentinos e brasileiros. As receitas vão de carreteiro, pão de queijo e pudim até empanadas e alfajores.
O evento conta ainda com a participação especial do chef argentino – radicado no Rio Grande do Sul, Diego Andino. De forte influência na culinária francesa, Diego tem como carro chefe a mil folhas de doce de leite e a mistura de frutas silvestres nas suas receitas. A Diego Andino Pâtisserie carrega nove títulos de melhor doce da cidade de Porto Alegre, eleito pela premiação da Revista Veja Comer & Beber.

8 Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado_Festim de Abertura do Festival no Malbec com o Chef Marcos Livi. Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Além da gastronomia, o 9º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado também contará com uma extensa programação cultural com curadoria da Touche Cultural. A co-curadoria argentina é do produtor e músico argentino, Polo Martí – consultor das orquestras filarmônica e sinfônica de Mendoza. Serão 70 espetáculos e shows artísticos dos dois países tema do festival.
A organização do evento e da Gramadotur, realização da Prefeitura Municipal de Gramado, co-realização da Abrasel e apoio institucional do Consulado Argentino.
Em seu interesse em participar de algum dos Festins, deixe seu nome aqui embaixo, que tão logo abrirem as vendas, lhe informaremos como irá garantir sua participação.

O quê: 9º Festival de Gastronomia de Gramado
Quando: de 05 a 15 de outubro
Onde: Rua Coberta, Praça Major Nicoletti e Rua Pedro Benetti – Centro de Gramado
Horário: das 10h às 22h

Deixe um comentário