Parque do Caracol: Exuberância da natureza em Canela

Parque do Caracol: Exuberância da natureza em Canela

Entre todos os encantos que a Serra Gaúcha oferece, a natureza é certamente a protagonista principal da história de todos os que viajam para a região. O verde exuberante emoldurando cenários de tirar o fôlego entre os vales é algo que você precisa contemplar pessoalmente. Nenhuma foto ou vídeo faz jus à beleza de apreciar as majestosas araucárias, respirar o ar puro da serra e deleitar-se com um pôr-do-sol mais lindo do que o outro.

Parque do Caracol

E quando falamos de natureza e ecoturismo, a bela cidade de Canela oferece excelentes opções de lazer nesse quesito, com um destaque especial para o Parque do Caracol.

Parque do Caracol

Com uma área que abrange 25 hectares, o Parque do Caracol é uma das principais atrações turísticas de Canela, oferecendo aos seus visitantes logo na entrada a oportunidade de se deslumbrar com a vegetação nativa e o ar puro enquanto percorrem um cenário que arranca suspiros. É possível ficar tranquilamente algumas horas no parque sem notar o tempo passar.

Parque do Caracol

Cascata do Caracol

A grande ‘vedete’ do parque é a Cascata do Caracol, uma belíssima queda d’água que despenca de 131 metros, que costuma ser a primeira parada dos visitantes. Com uma ótima estrutura com mirante cercado, todos têm plena segurança para apreciar a beleza da queda d’água, fotografar, filmar ou somente contemplar. A vista da Cascata do Caracol pode ser apreciada ainda por alguns metros por uma trilha, também cercada para quem quer uma lembrança do local de ângulo diferente.

Parque do Caracol

Para os valentes em boa condição física, uma escadaria com 730 degraus conduz à base da cascata, onde a vista é tão espetacular quanto lá de cima. Obviamente, a subida de volta exigirá um fôlego extra.

Outras atrações

No Parque do Caracol, ainda é possível encontrar outras atrações. Umas delas é um passeio de trem conduzido pelo maquinista carinhosamente conhecido como Zé do Apito. O passeio narra um pouco da história da imigração, das primeiras viagens de trem pela região e da importância da preservação da natureza. O trem leva os passageiros até a Vila dos Imigrantes, um lugar animado e divertido onde a bicharada vive os hábitos e costumes dos imigrantes alemães e italianos. Uma forma divertida de contar a história da imigração do sul do país e a interação com o meio natural.

Parque do Caracol

Outro destaque do parque é o elevador panorâmico, que conduz os turistas a uma plataforma envidraçada, a 27 metros de altura, onde é possível ter uma bela vista de 360º do parque e da Cascata do Caracol. Com capacidade para 120 pessoas, é opção de lazer agradável, segura e divertida para toda a família

O local também conta com playground para as crianças, restaurante, churrasqueiras e Vila do Artesanato, que atrai os visitantes pela diversidade de produtos e pelos preços em conta. Outro atrativo são os quatis, que invadem o parque em busca de comida e se tornam alvo das fotografias.

Bondinhos aéreos

O Bondinhos Aéreos Parques da Serra é uma das grandes atrações da região para ver e admirar a Cascata do Caracol de outro ângulo. A atração está separada do parque e seus ingressos são cobrados à parte.

Parque do Caracol

As cabines dos bondinhos são fechadas e proporcionam um passeio confortável mesmo em dias de frio ou chuva. No local você ainda poderá passar por mirantes, estar em meio a muita natureza e contar com uma praça de alimentação e lojas de souvenires.

A primeira parada do bondinho é na estação Animal que tem o Espaço das Esculturas que Falam. O local é muito interessante, principalmente para quem leva crianças no passeio. A segunda parada do teleférico é na área mais próxima do visual da cascata. É o ponto alto do passeio, prepare a câmera.

Mais informações:

Parque do Caracol – RS 466, Km 0, Canela | Tel.: (54) 3278-3035

Bondinhos aéreos – Estrada da Ferradura, 699 (logo após o parque) | Tel.: (54) 3878-3250

Deixe um comentário