Casa Valduga

Casa Valduga

Os prazeres da mesa, dos bons vinhos, da apreciação de lindas paisagens, do conforto e do aconchego são facilmente encontrados na Serra Gaúcha. Opções para encontrar cada um desses elementos individualmente não faltam. Mas também é possível encontrar todas essas experiências em um único lugar: a bela e tradicional vinícola Casa Valduga.

Com vinhos e espumantes premiados em diversas partes do mundo, a tradicional Casa Valduga é a pioneira do enoturismo brasileiro – foi uma das primeiras a promover visitas guiadas por enólogos aos parreirais e à vinícola, apresentando todo o processo de produção de vinhos, além de degustações. É possível acompanhar o trabalho das máquinas de engarrafamento através de vidros. Na cave, chama a atenção a área dos espumantes, com cerca de 2,5 milhões de garrafas. O espaço abriga ainda loja, pousada e o requintado restaurante Maria Valduga.

Casa Valduga

No final do século 19, em 1875, o primeiro imigrante da Famiglia Valduga desembarcou no Brasil. Vindos da cidade de Rovereto, ao norte da Itália, cultivaram os primeiros parreirais no coração do que hoje é o Vale dos Vinhedos, dando assim início ao legado de um dos mais renomados nomes da vitivinicultura brasileira.

Casa Valduga

Passados 140 anos, quatro gerações depois, o patriarca Luiz Valduga, idealizou um grande sonho: construir a melhor vinícola do Brasil. Com a ajuda de seus filhos, a tradição foi aliada a modernas técnicas para a produção de vinhos finos. Os investimentos em tecnologia cresceram e o reconhecimento tornou a Casa Valduga uma das vinícolas mais apreciadas do Brasil. Atual símbolo de excelência, a vinícola familiar continua comandada pelos irmãos Erielso, Juarez e João Valduga, que junto de seus filhos continuam a transmitir a paixão pelo vinho.

A vinícola, além de elaborar vinhos e espumantes de primeira qualidade, fabrica sucos, geleias, grappas, vinagres e licores.

Casa Valduga

Muito além da vinícola

Além de um roteiro repleto de encantos naturais, e visitação na penumbra das caves subterrâneas, os visitantes encontram uma experiência gastronômica fascinante através do restaurante Maria Valduga que oferece pratos típicos harmonizados com os vinhos mais emblemáticos do Brasil.

Casa Valduga

Em uma atmosfera inspiradora, a Casa Valduga recebe seus visitantes com uma paisagem fascinante, emoldurada pelos vinhedos centenários de uma das vinícolas mais premiadas do Brasil.

A Casa Valduga possui o primeiro Complexo Agrovinícola do Brasil, composto por aconchegantes pousadas. Contando com apenas 24 acomodações, as Pousadas Raízes, Leopoldina, Identidade, Gran e Storia, batizadas com o nome dos vinhos ícones da Casa Valduga, aliam o rústico ao moderno, associados ao charme de estar hospedado no coração de um vinícola e cercado por parreirais. O atendimento personalizado aos seus hóspedes, torna a estadia no encantador Vale dos Vinhedos uma experiência única.Casa Valduga

O atual Restaurante Maria Valduga era, inicialmente, a pequena cantina do Luiz Valduga, onde os irmãos Valduga deram seus primeiros passos como alquimistas. Tanto trabalho exigia uma farta mesa, que a Dona Maria, matriarca da família, fazia questão de apresentar com delicias típicas italianas.

As receitas da Dona Maria logo começaram a chegar aos turistas que buscavam, além de conhecer a vinícola, viver um resgate histórico e gastronômico. Com a ideia de bem receber a todos, o restaurante atual homenageia a precursora da enogastronomia no Vale dos Vinhedos, no mesmo estilo de Maria: com fartura, simplicidade e muito sabor.

Composto de quatro ambientes aconchegantes onde o requinte e a rusticidade andam em perfeita harmonia. Serve o cardápio típico italiano Completo ou Reduzido, no sistema de rodízio, a carta é composta por vinhos e espumantes da Casa Valduga e suco de uva Casa de Madeira.

Casa Valduga

Com a assessoria do chef italiano Franco Gioelli, os jantares harmonizados da Casa Valduga buscam combinar o vinho e suas propriedades gustativas com pratos diferenciados, ressaltando as características de ambos e criando um conjunto sensorial extremamente agradável. A cada Jantar Harmonizado, um novo cardápio especial é desenvolvido.

Mediante a aquisição de um bônus, o turista recebe uma taça de cristal personalizada e pode visitar a vinícola, seus vinhedos (opcional) e degustar seus vinhos.

Casa Valduga

Mais informações

  • Site: www.casavalduga.com.br
  • Endereço: Linha Leopoldina, Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves RS
  • Telefone: (54) 2105-3122
  • Visitação da vinícola: De segunda à sexta, das 7h40min às 11h45min e das 13h20min às 18 horas
  • Restaurante Osteria Persona: Somente mediante reserva e hóspedes da Pousada

Restaurante Maria Valduga: diariamente das 12h às 15h. À noite para grupos de no mínimo 20 pessoas das 20h às 22h30 (reservas antecipadas).

 

Quer curtir experiências incríveis na Serra Gaúcha?

Separamos para você algumas dicas de experiências incríveis para curtir o Vale dos Vinhedos e todos os encantos relacionados a vinho da Serra Gaúcha!

      

Deixe um comentário